Como solicitar Certificado Digital Pessoal ICP Edu

Certificado Digital Pessoal, chamado de P1 – Sistema Automatizado de Emissão de Certificados, é um serviço para a geração de certificados digitais para uso pessoal. Estes certificados possibilitam verificar a autenticidade de um documento ou e-mail, através da assinatura digital feita nos mesmos. Os certificados gerados são assinados pela cadeia de certificação da ICPEdu, um serviço provido pela RNP para gestão de identidade, que provê infraestrutura pronta para a emissão de certificados digitais e chaves de segurança. Este certificado ainda não tem validade legal e deve ser usado apenas para fins acadêmicos.

Para emitir seu certificado, basta informar as credenciais de autenticação já utilizadas para se autenticar na federação de sua universidade.

Este software de certificação digital faz parte do projeto Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEDU), financiado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e sediado no Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), entidade vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Pré-requisitos

Para usar o serviço é necessário ter vínculo ativo com a UFSC, confirmado pela autenticação usando o idUFSC.

Como acessar

A instalação do certificado, uma vez gerado, pode ser feita pelo usuário, bastando seguir as instruções contidas em nosso portal de serviços.

Como requisitar

Os certificados gerados tem validade é de um ano, e podem ser gerados e revogados automaticamente quando necessário pelo próprio usuário, através do site do serviço, https://p1.icpedu.rnp.br

Forma de prestação

A geração dos certificados é imediata após a solicitação pelo usuário, ficando disponíveis para download e instalação.

Solicitar Certificado Digital pessoal