Como solicitar certificado SSL ICP Edu

A Coordenadoria de Certificação Digital – CCD-UFSC é a Autoridade de Registro responsável pela emissão dos certificados SSL ICP Edu na UFSC exclusivamente para servidores de projetos na UFSC. Os pedidos de certificados devem ser solicitados pelo(a)  professor(a) ou funcionário(a) responsável pelo servidor onde o certificado será instalado.

Para solicitar um certificado SSL ICP Edu, é necessário abrir um chamado, conforme descrição abaixo:

  1. Acessar o endereço https://chamados.setic.ufsc.br ;
  2. Logar com usuário e senha do idUFSC e clicar em <Log In>;

3

  1. Preencher as informações do chamado nos respectivos campos, incluindo o conteúdo do arquivo CSR gerado, informar o domínio que será atendido pelo certificado; inserir no campo “CSR” o conteúdo do arquivo gerado  e clique em <Enviar>Para emitir o arquivo CSR utilize os seguintes comandos no servidor onde o certificado será instalado (IMPORTANTE: Este procedimento exige conhecimento técnico):Gerar a chave no OpenSSL
    openssl genrsa -des3 -out exemplo.ufsc.br.key 2048

    Gerar arquivo CSR 

    openssl req -new -key exemplo.ufsc.br.key -out exemplo.ufsc.br.csrOBS: nos comandos acima, substitua “exemplo.ufsc.br” pelo domínio que receberá o certificado SSL.
  2. Caso exista alguma informação relevante, utilize o campo Observação “Obs” (este campo poderá ser utilizado para justificar o pedido)

    4a4b

  3. Aguardar a análise do pedido pela Coordenadoria de Certificação Digital – CCD-UFSC. Os procedimentos para instalação do certificado será enviado por e-mail em até 30min após o pedido ser aprovado pela CCD-UFSC.

Solicitar certificado SSL ICP Edu